O que é Retículo Endoplasmático?
O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, constitui uma rede membranosa que pode ter morfologia tubular ou de pilhas achatadas, que se comunicam com o envoltório nuclear (carioteca).
O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lipídios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular. Existem dois tipos de retículos, classificados de acordo com a presença ou ausência de ribossomos em sua superfície: rugoso ou liso, respectivamente.
O retículo endoplasmático rugoso, graças à presença dos ribossomos, é responsável por boa parte da produção de proteínas da célula. As proteínas fabricadas se deslocam em direção ao aparelho de Golgi, passando pelos canais do retículo endoplasmático liso.
O RER e seus ribossomos também possuem participação no processo de tradução na célula. Nesse processo, o RNAm (RNA Mensageiro) é transportado pelo RER até os seus ribossomos. Nos ribossomos ocorre o processo conhecido como tradução: o códon do RNAm se encaixa no anticódon do RNAt (RNA Transportador), que possui um aminoácido, assim o códon do RNAm codifica o aminoácido a ser utilizado. Com a união de diversos aminoácidos uma nova proteína é formada.
Trabalho realizado por Guilherme, Julia, Karolina, Lucas Matheus, Raul e Thiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário